terça-feira, 16 de agosto de 2011

DL 2011 - Lucíola

Título: Lucíola
Autor: José de Alencar

Esse é um livro que eu deveria ter lido para a faculdade no semestre passado, mas acabei desistindo por estar ocupada com outras coisas e por não ser uma leitura fundamental para o curso. Não sou fã do José de Alencar e acho Iracema um dos livros mais chatos da literatura brasileira. Lucíola nem estava na minha lista do DL, mas o escolhi por praticidade, o livro já estava em casa (peguei da casa do meu avô, como sempre) e não era longo demais (a preguiça sempre domina).

Para quem não sabe, o livro conta a história de amor entre Lúcia, uma prostituta belíssima, e Paulo. Apesar de ser uma prostituta, Lúcia tem certos comportamentos que não condizem com sua imagem pública e isso intriga Paulo. Como sou péssima em sinopses, é só isso que vou escrever.

Eu não gostei muito do livro, mas também não posso dizer que desgostei. Ele trata de alguns temas interessantes, como a moralidade da época, hipocrisia etc. e a personagem Lúcia é bem construída. Apesar disso, eu não gostei muito dela. No começo ela aparece como uma mulher ambígua e enigmática e é mais interessante, depois fica tudo muito "mimimi, pureza da alma".

Não sei mais o que escrever, então é isso...

P.S.: Estou ouvindo a trilha sonora de Rurouni Kenshin e quase chorando aqui. Patético, né?

Um comentário:

  1. Então, gosto muito de Senhora. Reli-o vezes incontáveis. De José de Alencar só conhece este. Estou quase ficando com essa primeira (talvez única) boa impressão. bjs

    ResponderExcluir