terça-feira, 12 de julho de 2011

DL 2011 - Se eu fechar os olhos agora

Título: Se eu fechar os olhos agora
Autor: Edney Silvestre
Editora: Record
Nº de páginas: 304

Paulo e Eduardo são dois meninos de 12 anos que descobrem o corpo de uma jovem mulher perto do lago onde ele iam se divertir. O marido da mulher, um dentista, confessa ser o assassino. Intrigados pela falta de sentido em toda essa história, os meninos decidem investigar o crime e convencem um estranho velho que vive danda escapadas de seu asilo a se juntar a eles.

O que me instigou a ler esse livro foi toda a polêmica do Jabuti. Para quem não sabe, foi o seguinte: Se eu fechar os olhos agora venceu na categoria Melhor Romance, mas perdeu de Leite Derramado, do Chico Buarque, na categoria Livro do ano. Isso gerou toda uma onda de reclamações de que o prêmio favorecia certas editoras e autores mais famosos e originou até uma campanha para que Chico Buarque devolvesse seu prêmio.

Como eu já tinha lido Leite Derramado, fiquei curiosa para saber qual dos livros eu premiaria, se eu tivesse esse poder. E cheguei à conclusão de que fico com o livro do Chico mesmo.

Gostei bastante do começo de Se eu fechar os olhos, mas achei que a história foi decaindo a medida que se desenvolvia. Mesmo que eu não tenha perdido o interesse completamente em nenhum momento da leitura, o livro ficou um pouco aquém das minhas expectativas. Ele é interessante, bem escrito, tem umas passagens ótimas e conseguiu me entreter durante minha viagem de férias, mas é esquecível, pelo menos para mim.


Edney Silvestre
é escritor e jornalista, foi correspondente internacional por bastante tempo e aparentemente fez um monte de coisa na televisão (eu, alienada que sou, nem sabia que ele existia antes de ouvir falar do livro). Se eu fechar os olhos agora é seu primeiro romance.

2 comentários:

  1. ah, alguém mais que não gostou muito do livro XD comigo foi a mesma coisa - adorei o começo, mas aos poucos o livro foi ficando bem chato. achei que era só comigo, pois só via críticas bem positivas. mas é um ótimo livro um começo na carreira literária.
    beijo o/

    ResponderExcluir
  2. Decepcionante esse negócio da trama decair lá para o meio. Já é a segunda resenha que leio que ressalta o mesmo fato.

    Bjs

    ResponderExcluir