terça-feira, 26 de julho de 2011

DL 2011 - Binno OXZ e o Clã de Prata


Título: Binno OXZ e o Clã de Prata
Autor: Fábio Henckel
Editora: Novo Século
Ano: 2008
Páginas: 334

Garoto órfão vive uma vida sofrida em um lugar onde todos o desprezam. Até que um homem gigantesco o leva a um local fantástico que ele nunca imaginara existir. Lá ele faz conhece dois amigos, um menino e uma menina, tem aulas pouco usuais e se mete em pequenas encrencas. E, claro, ele tem que se enfrentar o maior vilão que o mundo já viu.

Isso é Harry Potter? Não, é Binno OXZ!

Como podem ver, a trama principal do livro é bem semelhante à de HP. E há outras pequenas semelhanças, mas vou parar por aqui e ser mais bondosa.

Binno vive em Utoppy, última cidade humana sob a superfície, já que o mundo foi inundado por causa do aquecimento global. A cidade é um projeto de tentar recriar o ano de 2017, tido como época ideal, mas seus moradores não sabem disso, vivendo totalmente alheios ao resto do mundo e achando que lá fora só há um mundo selvagem e perigoso.

Binno sonha com o que há além e vive se perguntando se os boatos que ouve sobre outras cidades são verdadeiros, mas sabe que suas chances de sair daquela vida são mínimas. Observado o tempo todo pela Big Mãe, IA (inteligência artificial) de vigilância do internato onde vive, sua única felicidade são os poucos minutos na frente do computador, onde treina suas habilidades em programação.

Ele desenvolve um IA para poder participar de um misterioso RPG online e isso gera problemas. Esse IA aliou-se ao grande vilão Hefesto Xenon, o que faz com que a Aliança Maior prenda Binno e o julgue. Alguns acreditam que ele é um clone defeituoso, então decidem que para provar sua inocência ele precisa passar pela prova de ingresso da Universidade Maior. Para isso ele assiste a aulas, faz amizades (e inimizades), encontra figuras suspeitas, joga o esporte mais popular dos bruxos, digo, da Cidade Original, e descobre todo um universo que sua limitada vida anterior não poderia imaginar.

Apesar de seguir uma estrutura meio manjada, o livro tem seu charme. Para quem gosta de computadores, internet, RPGs online, games e afins, o apelo é maior. Para mim... bem, eu gostei bastante de algumas ideias aleatórias, como o banhado de cactos coloridos.

O desenvolvimento da história foi meio previsível em alguns pontos, algumas soluções pareceram meio forçadas, mas o livro é legal e eu imagino que muita gente vá gostar.

Para mim o livro seria melhor se focasse mais em Utoppy, que acho bem mais fascinante que a maravilhosa e tecnológica (e consequentemente, sem graça) Cidade Original. Utoppy transpira a romance distópico e eu fico aqui imaginando todas as possibilidades de tramas que a cidade oferece. Claro que isso geraria um livro totalmente diferente... Quem sabe em um próximo volume isso seja possível.

Sobre o autor: Fábio Henckel nasceu em Tramandaí, uma praia do litoral gaúcho onde está uma das maiores extensões de areia do mundo. No inverno o lugar é tão gelado que é comum encontrar pinguins visitando a orla. Outra característica é o tom prateado da água do mar. "Quem estiver por lá numa manhã realmente fria vai ver o tal mar de prata". Atualmente, Fábio mora em Porto Alegre. Já escreveu para jornal, tv e prepara seu primeiro trabalho para o cinema. Além disso, cuida do site oxz.com.br.

Um comentário:

  1. Apesar de não ser muito minha praia, sua resenha me cutucou...deu vontade de ler, sim.

    Beijocas

    ResponderExcluir