sexta-feira, 8 de abril de 2011

DL 2011 - O Homem do Castelo Alto


"Em algum outro mundo, talvez seja diferente. Melhor. Existem claramente alternativas boas e ruins. Não estas obscuras justaposições, estas misturas, cujos componentes não conseguimos separar sem as ferramentas adequadas.

Não temos o mundo ideal, tal como gostaríamos, onde a moralidade é fácil porque a cognição é fácil. Onde se pode acertar sem esforço, porque o óbvio é perceptível."

Minha última leitura do desafio literário não foi exatamente prazerosa, então eu estava bem ansiosa por esse mês, na esperança de não me desapontar com as minhas escolhas. Julgando só pela primeira leitura do mês, não me desapontei ;D.

O Homem do Castelo Alto, do escritor americano Philip K. Dick, é um romance de história alternativa que mostra um mundo onde o Eixo (Alemanha, Japão e Itália) venceu a Segunda Guerra Mundial. O que temos é um cenário bem pessimista, com vários povos sendo oprimidos ou totalmente varridos do mapa.

Focando principalmente na situação dos EUA, que foram divididos entre a Alemanha e o Japão, com uma grande região ainda em disputa, o livro se concentra em alguns personagens, como o judeu Frank Frink, que está começando um negócio de jóias, ou o americano Robert Childan, que vende artefatos americanos (coisas como pôsteres antigos e relógios do Mickey) para japoneses aficionados por coleções. Há também um misterioso livro, "O Gafanhoto Torna-se Pesado", que conta sobre um universo paralelo onde os Aliados venceram a guerra e que é um grande sucesso no mundo todo. Esse livro levanta uma importante questão: o que é a realidade?


Eu gostei mais das partes que tratavam dos personagens mais "comuns" (ou seja, pessoas que não ocupavam postos mais altos), talvez porque toda a parte política do livro tenha me confundido um pouco. Admito, sou uma ignorante que pouco sabe da Segunda Guerra Mundial e ver um monte de nomes alemães me deixa perdida.

Não gostei tanto das partes finais do livro e nem de todo o papo de I Ching e de filosofias orientais, mas isso não prejudica minha avaliação do livro. Eu adorei o livro e recomendo a todos, apesar de minha resenha fazer juz a ele e provavelmente não conseguir despertar o interesse de ninguém...

Ler O Homem do Castelo Alto me deu vontade de ler mais obras do autor. Alguém recomenda alguma?

2 comentários:

  1. Aiai, mais um livro para a minha lista de espera...

    Já tinha ouvido falar muito bem do K. Dick e tenho muita curiosidade de ler algo dele. Já que você está procurando mais obras do autor, dizem as más línguas que um dos melhores livros é o Ubik, mas eu nunca li então não é uma sugestão com 100% de garantia ^^

    ResponderExcluir
  2. Parece levantar questões bem interessantes...gostei da resenha!

    Beijocas

    ResponderExcluir